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Varizes e inchaço na gestação

Autor: Juliana Schulze Burti

Varizes e inchaço nas pernas durante a gestação

VARIZES E INCHAÇO NAS PERNAS DURANTE A GESTAÇÃO:

DICAS E EXERCÍCIOS PARA PREVENIR E ALIVIAR

Durante a gestação muitas mulheres apresentam inchaço e dores nas pernas, principalmente no final do dia. Isso acontece porque devido à ação hormonal a gestante tem maior tendência ao acúmulo de líquidos, o volume de sangue que circula pelos vasos é maior e os vasos, por sua vez, estão mais dilatados durante a gestação. Outro fator importante é o crescimento uterino, que comprime os vasos responsáveis pelo retorno do sangue do corpo ao coração. Todas essas mudanças fisiológicas, normais durante a gestação aumentam a probabilidade das gestantes desenvolverem dores, inchaço e varizes nas pernas.
Atualmente, com a entrada da mulher no mercado de trabalho essas alterações fisiológicas podem ser agravadas por posturas inadequadas durante o dia. Algumas mulheres permanecem muito tempo em pé, enquanto outras passam horas sentadas na mesma posição. Tudo isso dificulta o retorno venoso, favorecendo o aparecimento de varizes, inchaço e dores nas pernas.

O ideal é que a gestante que trabalha fora, ou mesmo em casa, faça pausas evitando ficar muito tempo na mesma posição.
Neste artigo estão alguns exercícios fáceis, rápidos e práticos que as gestantes podem fazer para melhorar a circulação e mobilizar as pernas, evitando dores, varizes e inchaço.

PARA FAZER EXERCÍCIOS NÃO ESQUEÇA DE PEDIR O AVAL DE SEU OBSTETRA !!!

Bomba de Tornozelo

Esse exercício é chamado de bomba de tornozelo porque a contração dos músculos da panturrilha auxilia o sangue a ser “bombeado” de volta ao coração. Suba nas pontas dos dedos e retorne. Se sentir desequilíbrio faça com as mão apoiadas numa parede. Faça de 10 a 20 repetições lentas, com os joelhos esticados e a coluna alinhada.




Agachamento

Esse exercício trabalha os músculos das coxas, também favorecendo a circulação através das contrações musculares. Afaste as pernas, deixando os pés voltados para fora. Coloque as mãos na cintura e flexione um pouco os joelhos agachando em direção ao solo. Não precisa afundar demais. Preocupe-se em manter seus joelhos olhando para os pés para não machucá-los. Faça 10 repetições lentas.


Cuidado para não fazer da maneira incorreta, conforme a foto abaixo. Repare na coluna lombar, muito arqueada e nos joelhos, desalinhados com os pés :

ERRADO


Alongamento posteriores

O alongamento dos músculos posteriores das pernas pode aliviar as dores. Faça deitada, com auxílio de uma faixa ou toalha. Fique 30 segundos cada perna. Repita 3 vezes cada perna.

Alongamento dos músculos da coxa

Faça de frente para a parede. Com uma mão apoie a parede, enaqunto a outra leva o calcanhar em direção ao glúteo. Segure essa posição por 30 segundos. Repita 3 vezes com cada perna, alternando.



Meias elásticas

Uma aliada muito útil para as gestantes que sofrem de dores, inchaço e varizes nas pernas é a meia elástica, que tem compressão variando de suave, média e forte, conforme a necessidade. O ideal é que se coloquem as meias pela manhã, antes de se levantar, ficando com elas durante o dia, principalmente se for caminhar ou ficar em pé ou sentada na mesma posição por muito tempo. Para aquelas que não toleram usá-la pelo incômodo, há versões mais curtas que podem substituir e são menos desconfortáveis.
Veja algumas figuras abaixo de modelos vendidos comercialmente em lojas especializadas em produtos para ortopedia e fisioterapia.



Inteira                                     meia coxa                                    panturrilha                                       gestante

 

Juliana Schulze Burti
Fisioterapeuta e educadora física
Especialista em Fisiologia do Exercício
Atua nas áreas de urologia, ginecologia e postura
site: http://www.julianaschulze.com.br
blog: http://juliana-schulze.blogspot.com
Autor: Juliana Schulze Burti
E-mail: juschulze@gmail.com


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