Artigos

Bicho da Rua

Benefícios da drenagem linfática

Autor: Adriana Barsante Santos

Os benefícios da drenagem linfática

Drenagem Linfática Manual

O sistema linfático é um sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido dos espaços intersticiais (entre os tecidos) que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea. Desta forma, o sistema linfático, ao mesmo tempo, drena o excesso de líquido e toxinas do organismo e promove a defesa do corpo contra infecções e doenças.

   


A drenagem linfática manual é a técnica que estimula o sistema linfático por meio de massagens, otimizando a eliminação do excesso de líquidos e toxinas pela urina. O profissional pressiona e desliza as mãos sobre a pele da paciente, direcionando o excesso de líquido para os gânglios linfáticos que trabalham nessa eliminação, reduzindo o inchaço do corpo.

Sendo assim pode atuar em diversos casos como no pré e pós operatório de cirurgias plásticas, lipoaspiração e microlipoaspiração, combatendo a gordura localizada. Além disso, atua no tratamento de celulites, ameniza sinusites e alivia a retenção de líquidos, cansaços e desconforto muscular que ocorrem durante a gestação. A drenagem linfática manual dinamiza também a defesa do corpo e sua ação antiinflamatória e promove relaxamento, diminuindo a ansiedade do dia-a dia.

 

Mas, atenção! Ela deve ser realizada por fisioterapeutas, que são profissionais capacitados, pois existem contra-indicações e cuidados. Na gestante, por exemplo, uma drenagem linfática mal executada pode estimular as contrações uterinas e causar até a precipitação do parto a partir do sexto mês de gestação. O profissional deve conhecer a fisiologia do corpo e, principalmente, antes de iniciar uma sessão, perceber se o útero não está contraído. Além disso, em outros casos, pode comprometer a circulação e causar hematomas. Não deve ser feita se a pessoa está com febre, indisposição estomacal, afecções cutâneas e/ou se tiver alguma deficiência que sobrecarregue o organismo, como a insuficiência cardíaca e trombose venosa profunda (TVP).

Então, se você está com retenção de líquidos, ou quer manter a boa forma e saúde vale a pena recorrer à drenagem linfática manual! Você merece! É importante associar com uma alimentação saudável e exercícios regulares e deve ser realizada por profissional capacitado!



Autora: Adriana Barsante Santos, fisioterapeuta formada pela USP. Atua nas áreas de neurologia, postura e equilíbrio. Email: adrianabarsante@globo.com.br. Tel: (11) 7690-5779.
Autor: Adriana Barsante Santos
E-mail: adrianabarsante@globo.com.br


Gostou? Clique no +1

Beleza | Atividade Física | Gestantes | Incontinência Urinária | Maturidade | Nutrição | Psicologia | Saúde

mulhersaudavel.com.br
Saúde e Beleza - incontinencia urinaria, fisioterapia, tratamento, gestante, exercicios
Os benefícios da drenagem linfática, mulher, benefícios, drenagem, linfática
contato@mulhersaudavel.com.br

Hospedado por Oxyhost